Os dentes inclusos ou retidos são aqueles dentes que após passado o tempo normal de sua erupção não atingem a sua posição nos maxilares. Quando o dente consegue erupcionar parcialmente ele recebe a classificação de dente semi-incluso. Qualquer dente pode se tornar incluso, entretanto, os dentes que mais comumente ficam inclusos são os terceiros molares (dentes do siso). Por que remover os dentes do siso, quando retidos ou inclusos, em pacientes que irão se submeter a cirurgia ortognática e também em pacientes que não precisam de cirurgia ortognática?
A remoção de dentes inclusos assim que diagnosticadas, podem significar prevenir problemas futuros. Manter um dente incluso em uma posição e só indicar a remoção caso ele venha a causar problemas, pode causar um prejuízo para o paciente, que vai desde a perda de um dente saudável adjacente ao dente incluso, até a necessidade de grandes cirurgias para remoção de cistos ou tumores que podem se originar a partir destes dentes.
Para os pacientes com deformidades dento-faciais que irão se submeter a cirurgia ortognática, a remoção dos dentes do siso é quase que obrigatória, uma vez que, os dentes do siso inferiores, estão localizados em uma região onde a cirurgia ortognática irá ser realizada. É possível remover os dentes do siso durante a cirurgia ortognática, mas esta opção não é a mais ideal. O melhor é que seja realizado a remoção dos dentes do siso pelo menos 6 meses antes da cirurgia ortognática. Assim, haverá tempo hábil para que ocorra uma boa formação óssea na região onde o dente do siso foi removido. A cirurgia para a remoção dos dentes do siso é um procedimento que, deve ser realizada preferencialmente por um Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial ou por algum Cirurgião-Dentista com experiência em cirurgia oral.
Para mais informações agende seu horário com nossos especialistas!